Agora o mundo vira os olhos para o Haiti

Sinceramente para mim foi muito difícil compreender a um certo tempo atrás, o que teria levado o Brasil a comandar as forças de Paz da Organizações das Nações Unidas (ONU), no Haiti, um pequeno País do Caribe, que até o início dessa semana estava ainda esquecido pela grande maioria dos países desenvolvidos. Talvez os conflitos envolvendo cifras bilionárias em torno de petróleo e outros bens no Oriente Médio fosse mais importante do que um pobre país das américas.

Pobreza essa causada talvez por fascínios religiosos de uma população afro-americana que cultua o vodu em suas celebrações. Será que apenas isso justifica o que aconteceu no Haiti durante anos e sequer foi percebido pelas grandes nações? Não! Com certeza é algo muito mais complexo do que crenças religiosas. Uma falta de estrutura governamental para suprir as necessidades básicas da população como: água, esgoto, saúde, educação, trabalho e lazer. O básico. Isso, sim talvez seja um dos motivos da extrema pobreza do país caribehno.

Mas apenas isso? Também não! A intervenção internacional em autorizar um bloqueio econômico contra o País pode até explicar bem mais do que queríamos saber. O que já fazia falta, nesse momento falta mais ainda. Então os poderosos decidem intervir em confrontos entre países islamicos e o Judeu Israel. Talvez, por algum interesse político (com certeza) fosse mais importante isso.

E o pobre do Haiti ficou sob o comando do não tão pobre assim, Brasil. O Xerife do Sul. Daí, foi preciso que uma catástrofe natural, de proporções inimagináveis, acontecesse para que o mundo virasse os olhos para o Haiti. No dia 12 de janeiro  um terremoto , com magnitude 7.0 na escala Ritcher, atingiu o país a aproximadamente 22 Km da capital. Em seguida, foram sentidos na área múltiplos tremores com magnitude em torno de 5.9 graus, onde foram destruídos o palácio presidencial, várias escolas, hospitais e outras construções. O número de mortos não é conhecido com precisão, embora fontes noticiosas afirmarem que podem chegar aos 100 mil.

De repente diversos países de todo o mundo (eu diria que praticamente todos) disponibilizaram recursos em dinheiro para amenizar o sofrimento do país mais pobre do continente americano. O então presidente norte americano Barack Obama, afirmara logo após a tragédia geológica, que o povo haitiano não seria esquecido, obrigando a comunidade internacional a refletir sobre a responsabilidade dos países que exploraram e abandonaram o Haiti.

Essa foi a boa piada da vez. Lembra-nos quase a mesma coisa que foi feita pela Igreja Católica depois que sentiu a necessidade de escancarar as portas, chutar o pau da barraca e pedir perdão ao mundo pelas várias atrocidades que ela causou a toda humanidade ocidental durante séculos e séculos.

Se Deus foi o responsável por essa terrível calamidade ocorrida com os nossos irmãos caribenhos, não saberemos. Não posso dizer que isso foi feito para que eles parem de cultuar suas divindades ou que foi um castigo para que o mundo todo percebesse que tinha um pequeno e pobre país precisando da atenção global.

A intenção de Deus não saberemos. Mas o que sabemos, nesse exato momento, é que pessoas morreram, outras passam fome, outras estão morrendo aos poucos. Mas o mundo se encontra unido em prol do assistencialismo imediato ao povo haitiano. Talvez esse, sim, tenha sido o maior plano divino, isso é, se esse foi o intuito do Pai. O mundo está unido, e os olhos estão voltados para o Haiti. Até quando???

Anúncios

Autor: Miguel Martins

contato, sugestões, críticas: miguelmartins27@gmail.com

Uma consideração sobre “Agora o mundo vira os olhos para o Haiti”

  1. Muito bom esse texto Miguel!
    é realmente lamentável e doloroso ver tantas vidas perdidas,
    pessoas que já não tinham quase “nada”, perdendo “tudo”…
    pior ainda é o desespero das que sobreviveram, a fome, a sede, a falta de abrigo, de familia, de amor, de DEUS…

    Vamos orar por essas vidas que foram esquecidas a tanto tempo, e que somente agora depois de tal catástrofe, foram lembradas…

    Orai por todas as nações!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s