Novo capítulo no impasse entre bispos – Jornal O POVO

Cedo da noite, o carro de som já rodava Quixadá chamando o povo. O motivo era o mais novo capítulo no impasse entre os dois bispos da cidade: uma manifestação em favor de dom Adélio Tomasin, o bispo emérito do município.

O local do protesto foi a praça em frente à Catedral de Quixadá, que fica ao lado da residência episcopal, onde vive o atual bispo, dom Ângelo Pignoli, o alvo da manifestação de ontem.

As pessoas que chegam segurando a bandeira “Fica, dom Adélio“ são as mesmas que carregam a faixa “Fora, dom Ângelo“. A dissidência na diocese de Quixadá teve seus primeiros momentos em outubro de 2009, quando dom Ângelo decidiu realizar uma auditoria nas contas da Faculdade Católica, que tinha dom Adélio como chanceler – renunciou na semana passada.

Foi a falta de informações e a possibilidade de dom Adélio deixar a cidade que moveram os manifestantes de ontem. “O nosso medo é de que ele vá embora e se acabe isso tudo aqui“, diz o mototaxista Narciso dos Santos, o Paguá, enumerando benefícios à cidade que teriam sido proporcionados pelo trabalho do religioso.

A chegada de dois jornalistas italianos à cidade atiçou os burburinhos que correm à solta. Os dois vieram conhecer a cidade e escrever sobre Quixadá para a National Geographic, mas todo mundo se pergunta se a vinda deles tem algo a ver com a polêmica envolvendo os dois bispos italianos.

Silêncio
Tanto que, depois de ver a conversa com um dos jornalistas italianos, uma senhora puxa o braço da repórter. “Ele disse se dom Adélio vai ficar?“, indaga, um misto de curiosidade e ânsia. E inicia seu relato.

Mas o questionamento é interrompido pelo barulho. Quem está a pé faz zoada com apito. E começa a provocação. Os adeptos do movimento pró-dom Adélio vão gritar em frente à casa de dom Ângelo. Portão trancado, só as luzes da área externa estão acesas.

Dom Ângelo não se manifesta. Não reage à população nem atende à imprensa. Um caminhão adentra a rua e vira palco de depoimentos em prol de dom Adélio. “Ele, sim, é o eterno bispo de Quixadá“, começa o homem, de cima do caminhão. É outra cena da guerra santa que se tornou o impasse em Quixadá.

E-Mais

> Alessandro Gandolfi, jornalista italiano, afirmou que é a primeira vez que vem a Quixadá. A ideia era fazer uma matéria para a revista National Geographic sobre a cidade. Ele garante que não sabia da polêmica no município.

> Em carta publicada no site da arquidiocese em novembro, dom Angelo nega que haja retaliação contra dom Adélio, afirmando sentir-se no direito de tomar conhecimento das contas de gestão da faculdade.

Extraído do Jornal O POVO – edição de 10/02/10
Anúncios

Autor: Miguel Martins

contato, sugestões, críticas: miguelmartins27@gmail.com

Uma consideração sobre “Novo capítulo no impasse entre bispos – Jornal O POVO”

  1. Sou assinante do Jornal o Povo, porém, jamais poderia imaginar que um jornal que julgava sério, traria em sua capa do dia 10 de fevereiro de 2010, matéria tão grotesca quanto esta da suposta disputa dos bispos. Ora Senhores, na verdade não existe briga entre os bispos e sim a dor de cotovelo de algumas pessoas que perderam os postos de comando de dentro das Instituições da Igreja. Não existe nenhum problema e com a mudança de comando seria natural a mudança das pessoas para as de confiança do novo Bispo. Agora, um jornal que se diz de credibilidade dar atenção a briga de comadres, de pessoas chorosas pelas suas substituições nos cargos de comando por outras, nos remete a verdadeira malversação da seriedade do jornal. Não podemos esquecer que os que bradam a defesa do Bispo aposentado são estas pessoas que se julgavam donas dos bens da Igreja e não são. Por fim, e por favor, deixem o novo Bispo trabalhar e, desculpem o trocadilho, vão com Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s