PARABENS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL EBENÉZER

A Escola Bíblica Dominical surgiu na Inglaterra, com o propósito de evangelizar crianças que ficavam sem atividade durante os serviços de domingo.  O fundador da EBD foi Robert Raikes, que originou o Movimento de Escola Dominical. Raikes se interessava pela reforma prisional inglesa, por causa das condições terríveis que os presos eram submetidos.

Certo dia, procurando um jardineiro na Rua Saint Catherine, no bairro de Sooty Alley, ele encontrou um grupo de crianças sujas brincando na rua. Elas extravasavam toda sorte de violência no domingo. Raikes constatou que as crianças estavam a um passo do mundo do crime e ele chegou a ver o destino de muitas delas, ao visitar algumas prisões.

A esposa do jardineiro disse que, aos domingos, a situação era pior, pois as crianças que trabalhavam nas fábricas, de segunda a sábado, ficavam desocupadas, quase abandonadas aos domingos, passando o tempo brincando, brigando e aprendendo toda espécie de vícios.

Raikes resolveu estabelecer uma escola gratuita para esses meninos de rua. Então, ele contratou uma equipe de quatro mulheres no bairro para lecionar, e até pagava pelos serviços. Com a ajuda do Rev. Thomas Stock, Ministro Anglicano, Raikes pôde logo associar cem crianças, de seis aos quatorze anos, nestas escolas dominicais.

Seu objetivo principal era alfabetizar os alunos e ministrar aulas de religião com o propósito de reformar a sociedade. O objetivo último era modificar-lhes o caráter usando os ensinamentos bíblicos.

Houve, no entanto, uma forte oposição ao movimento de Raikes, que era considerado por alguns líderes religiosos como um movimento diabólico, porque era à parte das Igrejas e era dirigido por pessoas que não tinham formação pedagógica.

Chegou-se a pedir que o Governo, em 1800, aprovasse um decreto para proibir o funcionamento de escolas dominicais. Achavam que este movimento levaria à desunião da Igreja e que profanava “o dia do Senhor”. Tal decreto nunca foi aprovado.

Em 1802, Raikes se aposentou, e, em 1811, após um ataque de coração, veio a falecer.

Nessa época, quatrocentos mil alunos estavam matriculados nas diversas escolas dominicais britânicas. Nesse ano ocorreu a divisão em classes, possibilitando alfabetização a adultos analfabetos.

O espírito de Raikes, em criar um “instituto bíblico infantil”, somente surgiu em 1855, através do casal de missionários escoceses independentes, Robert e Sara Kaelly. Eles são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil.

Em 19 de agosto desse ano, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram aquela que é considerada a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não foi grande: apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país.

No Brasil, a maioria das igrejas adota a EBD matinal e os serviços religiosos vespertinos, mas algumas realizam a EBD a noite ou horas antes do início dos cultos.

A EBD da Igreja Pentecostal Ebenézer, surgiu logo após a fundação da Igreja, no ano de 1999. Seus principais dirigentes e superintendentes foram: Pastor Francisco Rocha, Ir. Zé Vitor, Diácono Adriano e atualmente, o auxiliar André.

EBD EBENEZER

Anúncios

Autor: Miguel Martins

contato, sugestões, críticas: miguelmartins27@gmail.com

Uma consideração sobre “PARABENS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL EBENÉZER”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s