Especialista critica excesso de programas religiosos e de vendas na TV aberta

Um levantamento realizado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), e divulgado em agosto, revela que, no ano de 2009, 24,1% da programação das emissoras de TV aberta do País foram destinadas a vendas e religião. A pesquisa também mostra que o canal carioca CNT é o campeão nesse quesito, com mais de 60% da grade composta por programas desses dois temas.

A prática exercida pela CNT e outras emissoras é tida como ilegal para João Brant, membro da ONG Coordenação Executiva da Intervozes, instituição formada por profissionais da comunicação. Ele entende que o espaço para as telecompras “é publicidade comercial e fere a legislação”.

“Há uma série de irregularidades na programação. A legislação determina que o limite máximo de publicidade é de 25% da programação”, afirma Brant.

Em relação ao espaço dado para programas religiosos, o membro da organização não governamental também criticou a situação. De acordo com Brant, não existe diversidade de crenças da TV.”O problema maior é o proselitismo religioso. Tem que haver respeito à liberdade de crença. Há espaços dedicados na TV para apenas uma religião. E ainda há ataques a outras crenças”, diz.

Os dois lados

O levantamento da Ancine as emissoras que dedicam mais tempo de sua programação para vendas e religião são CNT, 64,1%; Gazeta, com 58,8%; Rede TV, 38,6%; Band, 28%; e a Record, com 21,5% de sua grade sendo formada por esses tipos de programa.

 

Em contrapartida, segundo a Ancine, os canais televisivos que detêm menor espaço para essas duas atrações são o SBT (não possui essa programação em sua grade); Cultura e Globo, com 0,6% cada; e a TV Brasil, com 1,8%.

FONTE: COMUNIQUE-SE

*As informações são de O Globo

Anúncios

Autor: Miguel Martins

contato, sugestões, críticas: miguelmartins27@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s